Os Bons na Palavra Web Rádio

Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Importância da Paciência






Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados.


A paciência é a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar, de persistir em uma atividade difícil, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tem das situações.
Paciência também é a capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, ou ansiedade.
Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância, sem impulsos, ou ímpetos vazios. A paciência também é uma forma de caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Dizem que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta trás inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: No trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que para alcançar um objetivo é necessário passar por pequenos obstáculos que devem ser analisados cuidadosamente para passar ao próximo obstáculo até alcançar o objetivo final. O impaciente, ao contrário, costuma ver o problema como um todo, e por isso normalmente fica nervoso e estressado, pois não consegue resolver as coisas de uma vez só.
A paciência é um talento para resistir e vencer.  Aquele que sabe fazer uso da paciência sabe também fazer uso da razão.
Por que nos falta paciência, então!?
Talvez nos falte paciência porque insistimos em olhar as coisas somente com a nossa ótica, do nosso jeito. Paciência é a arte de aprender a respeitar o tempo dos outros. É arte, porque requer qualidades de quem ama; é aprendizado, porque é o tipo de coisa que não acaba nunca e ninguém torna-se mestre; seremos eternos aprendizes! Enfim, teremos mais paciência quando entrarmos na escola para aprender a caminhar no ritmo dos outros, sempre que for necessário.
Através da paciência, vamos alcançando tudo. A paciência traz frutos como o contentamento, coração sereno, confiança.


O BORDADO 

Quando era pequeno minha mãe costurava muito. Eu me sentava perto dela e lhe perguntava o que estava fazendo. Ela me respondia que estava bordando.
Eu observava seu trabalho de uma posição mais baixa de onde ela estava sentada, e sempre lhe perguntava o que estava fazendo, dizendo-lhe que de onde eu estava o que ela fazia me parecia muito confuso. Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente dizia: "Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu bordado te chamarei e te colocarei sentado em meu colo e te deixarei ver o bordado desde a minha posição".
Perguntava-me porque ela usava alguns fios de cores escuras e porque me pareciam tão desordenados de onde eu estava. Minutos mais tarde escutava-a chamando-me: "Filho, vem e senta-te em meu colo".
Eu o fazia de imediato e me surpreendia e emocionava ao ver a formosa flor e o belo entardecer no bordado. Não podia crer; de baixo parecia tão confuso. Então minha mãe me dizia: "Filho, de baixo para cima tudo te parecia confuso e desordenado, porém não te ocorria de que há um plano acima. "Havia um desenho; só o estava seguindo. Agora olhando-o da minha posição saberás o que estava fazendo".
Muitas vezes ao longo dos anos tenho olhado para o céu e dito: "Pai o que estais fazendo?" Ele responde: "Estou bordando tua vida." E eu
lhe replico: "Mas está tudo tão confuso; em desordem. Os fios parecem tão escuros, porque não são mais brilhantes?" O Pai parecia dizer-
me: "Meu filho, ocupa-te de teu trabalho e Eu farei o meu; um dia te trarei ao céu e te colocarei em meu colo e então verás o plano desde a Minha posição."

Desconhecido 

Nenhum comentário:

Postar um comentário